viernes, 20 de marzo de 2009

Robert Crumb en Brasil - Agosto de 2010




Gênesis, de Robert Crumb, venceu o HQ Mix de Edição especial estrangeira


Depois do vazamento da imagem do troféu HQ Mix deste ano, com o personagem Astronauta, que foi entregue ontem ao norte-americano Robert Crumb, a organização do prêmio divulgou um comunicado confirmando que ele venceu na categoria Edição especial estrangeira, por Gênesis.
A comissão organizadora aproveitou a presença de Crumb no Brasil para lhe dar o troféu e gravar uma mensagem do autor.
A votação do HQ Mix aconteceu em julho, mas os premiados serão conhecidos apenas perto da entrega do prêmio, que estava prevista para 2 de setembro, mas foi adiada para 6 de outubro para que a festa possa ser comandada por Serginho Groisman, que estaria impossibilitado de comparecer na primeira data. O evento acontecerá no SESC Pompeia (Rua Clélia, 93 – Lapa), em São Paulo, a partir das 20 horas.
Mesmo avesso a fotos, Crumb não se importou de posar ao lado do troféu. Além disso, ainda fez um desenho para Sonia Luyten, presidente da comissão organizadora do HQ Mix e tradutora dos primeiros quadrinhos do autor publicados no Brasil, na Revista Grilo, entre 1971 e 1972.
Crumb estreou no número 26, com Whiteman, seguido por Mr. Natural. Sua surpresa foi grande: "Então você me conhece bem...", disse o autor para Sonia Luyten.
Segundo os organizadores, a escolha do Astronauta, imagem em escultura produzida pelo artista plástico Olintho Tahara, é para homenagear os 50 anos de carreira de Mauricio de Sousa, comemorados em 2009.

No hay comentarios:

Publicar un comentario